Build Pike

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Build Pike

Mensagem por Kakashi' em Ter 15 Fev 2011 - 14:52

1. Evolução e informação da classe:
Pike > Combatente > Lancer > Lancelot.

Os pikes em sua grande maioria usam foice de duas mãos, devido serem mestres no manuseio dessas foices. Caracterizado tambem pelo excelente combate 1x1, alem de possuírem a facilidade de acertar ataques críticos em seus oponentes. Possuem boa furtividade e ataques eficientes.

2. Explicação dos atributos:
Em seus status, o mais importante é sem duvida a força. Porem é necessario explicar melhor.
Geralmente os status dos pikes são dessa forma:

2.1 Força: Todos os pontos que vc possa colocar;

2.2 Inteligência: 52 (P/ trans ps perf) 64 (P/ Murki ps perf) e tbm 72 (P/ Devine perf) - Dificilmente os pikes colocam mais pontos do que 72 em inteligência. Lenbrando tambem que quanto mais Inteligencia você possuir, mais pontos de MP você terá, e isso deixa certo conforto para o personagem;

2.3 Talento: 90 pontos (Não é necessário mais do que isso);

2.4 Agilidade: É geralmente nesse status que os pikes mais se diferenciam, mais gira em torno de 40 a 70 de agilidade mais ou menos (baseado em um pike nível 7x ou 8x);

2.5 Vitalidade*: Base ou poucos pontos (A vitalidade que o pike adquiri vem dos pontos na força, por isso nao é muito necessario colocar pontos em vitalidade.

3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4:
Alguns jogadores tambem encontram dificuldades em saber o que abreviaturas, como por exemplo, SM, CS, CL significam.
Primeiramente temos que conhecer o nome em inglês dessas habilidades, já que a maioria das abreviações são dos nomes em inglês.
Vamos la...

3.1 Tier 1:
Pike Wind = Sopro afiado
Ice Attribute = Resistência a gelo
Critical Hit = Ataque Crítico
Jumping Crash = Pulo fatal

3.2 Tier 2:
Ground pike = Espinhos Rasos
Tornado = Tornado
Weapon Def Mastery = Mestre da Def. em Armas
Expansion = Expansão

3.3 Tier 3:
Venam spear = Foices venenosas
vanish = Desaparecer
Critical Mastery = Mestre do ataque crítico
Chain Lance = Foice de Aço

3.4 Tier 4:
Assassin Eye = Olho assassino
Charging Strike = Golpe carregago
Vague = Furtivo
Shadow Master = Mestre das Sombras

3.5 Agora sim podemos definir o significado das abreviações mais usadas pelos pikes:
SM = Mestre das Sombras (Ultima habi. da tier 4);
CS = Golpe carregado (Segunda habi. da tier 4);
CL = Foice de aço (Ultima habi. da tier 3);
CM = Mestre do ataque crítico (Terceira habi. da tier 3);
WDM = Mestre da Def em armas (Terceira habi. da tier 2);
Vanish = Desaparecer (Segunda habi. da tier 3);
Torn = Tornado (Segunda habi. da tier 2);
Vague = Furtivo (Terceira habi. da tier 4);
AE = Olho assassino (Primeira habi. da tier 4).

4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs):
Mas depois de conhecer todas as habilidades, em qual colocar os pontos? (SPs e EPs)

Não é muito diferente na grande maioria onde os pikes costumam colocar os pontos. Segue as opções mais utilizadas:

4.1 Na tier 1:
Todas as habilidade com 1 ponto (apesar de que a habilidade Resistência ao Gelo ser uma boa opção, vai da preferência de cada um, mais nao é muito comum colocar pontos nessa habilidade).

4.2 Na tier 2:
Tornado entre 1 e 5 pontos e Mestre da Def em Armas 10 pontos, o resto 1 ponto.

4.3 Na tier 3:
Foices venenosas 1 ponto, já desaparecer é costume achar pikes com apenas 1 ponto, outros com 10 pontos (mais por que 10 pontos se quando você acerta 1 hit em um monstro ela acaba? Devido ao dano que essa habilidade causa nesse 1 hit. Se você tiver 10 pontos ela causará 100% de dano a mais no golpe. Se tiver 1 ponto causará 10% a mais de dano no primeiro golpe), Mestre do Ataque crítico 10 pontos e Foice de aço 5 ou 6 pontos.

4.4 Na tier 4:
Olho assassino 1 ponto (Apesar de alguns descordarem). Agora essa escolha é sempre a mais diversificada e a mais complicada de se fazer. Qual das habilidade "upar" na tier 4? Golpe carregado (CS)? Furtivo (vague)? ou Mestre das Sombras (SM)?

Vamos para as suas diferenças:
Golpe Carregado causa boa quantidade de dano em 3 hits, mais quando ela é carregado causa um dano ainda muito superior nesses 3 hits (Mas nao demora para carregar? Com o aumento de pontos nessa habilidade, ela carrega mais rápido, assim causando um dano muito grande em pouco tempo);

Furtivo é a habilidade que aumenta a esquiva do personagem (provavelmente a melhor habilidade dos pikes no setor de defesa, o seu ponto fraco). Com o aumento dessa habilidade, o personagem se esquiva melhor e o periodo que a habilidade dura é maior.

Mestre das sombras é sem duvida a habilidade dos pikes que mais causa dano. Seu poder é muito grande, porem o periodo de demora para realizar a habilidade é demorada. Devido a isso muitos pikes nao "upam" essa habilidade. Ela inicialmente possue 3 hits, mais com o aumento da habilidade ela passa a ter 5 hits e depois 7 hits.

Cada habilidade é melhor em situações diferentes, cabe ao jogador enquadrar em seu perfil a habilidade que lhe mais favorece.

5. Exemplos de Builds, Dicas e Curiosidades sobre Pikes.

Exemplos de Builds.

5.1 Build para 1x1 (Excelente para Bless Castle e em algumas situações em Bellatra):

Forca: Todos os pontos que você pode colocar;
Inteligencia: 52 (para o uso de Transparo e para ter uma quantidade boa de mana);
Talento: 90;
Agilidade: 42 (para Holy boots [Botas sagradas]);
Vitalidade: 25.

As habilidades que podem fortalecer mais ainda esse tipo de build é o Mestre do Atq crítico (10 pontos), Desaparecer (10 pontos), Foice de Aço (5 ou 6) e Golpe Carregado ou Mestre das Sombras (Particularmente eu colocaria Golpe Carregado, por ser mais rápido). Os pontos que sobrarem voce pode colocar onde desejar, mais seria bom colocar em Mestre da Def em Armas. Na tier 4 voce tambem pode optar por Olho Assassino, devido ao aumento de seu crítico no personagem alvo.

A distribuição das habilidades ficará assim:

Tier 1:
Sopro afiado: 1
Resistência a gelo: 1
Ataque Crítico: 1
Pulo fatal: 1

Tier 2:
Espinhos Rasos: 1
Tornado: 1
Mestre da Def. em Armas: 10
Expansão: 1

Tier 3:
Foices venenosas: 1
Desaparecer: 10
Mestre do ataque crítico: 10
Foice de Aço: 5

Tier 4:
Olho assassino: 1
Golpe carregago: 10
Furtivo: 1
Mestre das Sombras: 1, porem não a necessidade de abrir essa habilidade.
Caso sobre pontos, coloque onde achar melhor.

5.2 Build para "upar" (Com essa build voce irá "upar" mais rapidamente e fazer boa quantidade de pontos em Bellatra):

Força: Todos os pontos que voce pode colocar;
Inteligencia: Entre 62 e 67 (para o uso de Murki)
Talento: 90;
Agilidade: Entre 55 e 70 (Se voce colocar 70, sua defesa e sua abs (absorção) será mais alta, facilitando assim quando houver muitos monstros emcima de voce;
Vitalidade: Base.

Obs: Voce tambem pode usar o primeiro exemplo para fazer bastante pontos em Bellatra, só que ao invez de colocar 10 pontos em desaparecer, voce pode colocar 5 pontos em tornado. Com isso voce causará maior dano nos monstros, porem o uso de mana irá aumentar consideravelmente.

As habilidades que serão úteis nessa build são: Mestre do Atq crítico 10, Mestre da Def em Armas 10, Tornado 5 ( Apesar que boa parte dos pikes usam 1 ponto apenas ou 3 pontos. Teste as 3 opções [1,3 e 5 pontos] e veja qual a opção que lhe agrada mais, ou até mesmo coloque outra quantidade de pontos se voce desejar), Foice de aço 5 ou 6. Na tier 4, voce pode colocar qualquer uma, mas para facilitar quando voce necessitar de um combate 1x1 com um monstro, coloque Golpe Carregado ou Mestre das Sombras. Se sobrar pontos, coloque onde achar mais conveniente.

A distribuição das habilidades ficará assim:

Tier 1:
Sopro afiado: 1
Resistência a gelo: 1
Ataque Crítico: 1
Pulo fatal: 1

Tier 2:
Espinhos Rasos: 1
Tornado: 5
Mestre da Def. em Armas: 10
Expansão: 1

Tier 3:
Foices venenosas: 1
Desaparecer: 1
Mestre do ataque crítico: 10
Foice de Aço: 6

Tier 4:
Olho assassino: 1
Golpe carregago: Entre 1 e 10
Furtivo: Entre 1 e 10
Mestre das Sombras: Entre 1 e 10.
Todas as 3 ultimas habilidades são excelentes para build de "upar". Portanto, coloque em qual achar melhor. Caso sobre pontos nas habilidades da tier 1,2 e 3, distribua onde achar mais conveniente. O espinhos rasos é uma boa opção.

5.3 Build "DEF" (Essa build tem como objetivo diminuir o ponto fraco dos pikes [A defesa], porem o seu pod de atq [Poder de Ataque] diminuíra consideravelmente):

Força: É aconselhavel colocar tambem todos os pontos possíveis, para nao diminuir tanto o seu pod de atq;
Inteligencia: Entre 72 e 75 (Para Devine);
talento: 90;
Agilidade: Em torno de 70 pontos;
Vitalidade: Entre 50 e 70 pontos.

As habilidades que se recomenda nessa build são: Mestre da Def em armas 10, tornado entre 1 e 5, Foice de Aço 5, alguns pontos em Resistencia ao Gelo, e os pontos que sobrar, coloque em Mestre do Atq crítico ou Desaparecer ou tambem divida os pontos entre essas duas habilidades. Na tier 4, "upe" o Furtivo, assim sua esquiva vai ser muito maior e isso ajudará para que seu pike seja melhor ainda no setor de defesa.

A distribuição das habilidades ficará assim:

Tier 1:
Sopro afiado: 1
Resistência a gelo: 1
Ataque Crítico: 1
Pulo fatal: 1

Tier 2:
Espinhos Rasos: 5
Tornado: 5
Mestre da Def. em Armas: 10
Expansão: 1

Tier 3:
Foices venenosas: 1
Desaparecer: 1
Mestre do ataque crítico: Entre 5 e 10
Foice de Aço: 5 ou 6

Tier 4:
Olho assassino: 1
Golpe carregago: 1
Furtivo: 10
Mestre das Sombras: 1
Caso sobre pontos para distribuir, coloque onde achar melhor.

Obs: Particularmente eu nao acho uma boa opção essa build, mesmo diminuindo muito o ponto fraco dos pikes. Os pikes são excelentes para ataque alto, e não voltados a defesa.

As duas primeiras builds são as mais usadas, porem voce pode mudar um ponto ali um ponto aqui em qualquer uma das 3 builds, usar outra habilidade, enfim, a melhor build que existe é a que voce faz e a que voce acha melhor para seu personagem.


6. Curiosidades:

- Por que alguns pikes usam o bastão e escudo? Bom, na maioria das vezes é como se fosse estilo e tambem porque o bastao serve para usar qualquer das habilidades dos pikes. Mas tambem usar escudo e bastão é uma boa opção para quando voce precisa entrar no meio de uma grande quantidade de monstros para teclar com alguem por exemplo, ou usar em alguma situação que necessite de mais defesa. Um exemplo de situação que necessite de mais defesa é quando se está em uma área com o sistema de PvP funcionando. Os pikes, quando estão com escudo e bastão, ficam com mais defesa, mais absorção e até mesmo com mais life, dependendo de como estiver o escudo. Assim sendo, fica mais dificil ser derrotado por outro jogador no sistema de PvP quando se está com o escudo.
Particularmente nao conheco nenhum pike que use escudo como item principal, e sim como opção para aumentar a defesa em determinadas situações.

- Por que alguns pikes colocavam mais pontos em vitalidade? Bom, quando o servidor (BPT) se iniciou, os jogadores tinham que conseguir nos drops os seus itens, nao era igual hoje que se voce der uma procurada nas lojinhas voce acha o item para seu nivel. Imagine voce nivel 70 usando itens 5x por exemplo, seria dificil ir no mapa que requere nivel 70 e ficar sussegado la. Por isso, para compensar a falta de defesa e de abs, colocava-se um bom numero de pontos na vitalidade. Mas é claro, ainda existe pikes que colocam pontos em vitalidade, devido ao conforto que isso traz na hora de jogar (voce nao precisa ficar usando tanta poção).

Obs: Nao tenho certeza sobre essa informação, mais ja me falaram sobre isso. Se algum pike que esteja jogando desde o início do servidor e souber confirmar essa curiosidade, por favor poste e compartilhe seus conhecimentos.

7. O que usar: Mixagem ou Aging?

Quando seu nivel for abaixo de 5x mais ou menos, nao é tao necessario usar aging em seus equipamentos. Existem excelentes combinações de mixagem que voce pode tirar bom proveito. Do 6x em diante, é aconselhavel usar aging nas armaduras e nas foices usar aging ou mix dev gem (Dev gem: Combinação de mix que se utiliza Shelton Devine).
A vantagem do mix é que não falha (pelo menos nunca ouvi dizer que falhou). No aging, a cada 2 leveis de aging, será necessario um nivel a mais do personagem para poder usar a arma. Por exemplo: Se sua arma ou armadura necessite de nivel 50 para usar, no aging +1 continuará 50, ja no +2 de aging, será exigido nivel 51 do personagem, no +3 51, no +4 52 e assim por diante. Se chegar no aging +10, seria necessario nivel 55 para usar o equipamento. Já o mix nao tem esse problema, voce faz o mix e o nivel necessario para usar a arma nao mudará.

Lembrando mais uma vez que nesse tutorial existem CONSELHOS e não regras a serem seguidas. Faça seu personagem da maneira que voce ache melhor.
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