~ Fire Hackers ~
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

APOSTILA CSS BASICO ..

2 participantes

Ir para baixo

APOSTILA CSS BASICO .. Empty APOSTILA CSS BASICO ..

Mensagem por Coca Seg 14 Jun 2010 - 17:48

CSS Básico

• Introdução
• Como são criadas as folhas de estilos
o As três modalidades de folhas de estilos
o Folhas de estilos externas
o Folhas de estilos internas
o Folhas de estilos inline
• O efeito em cascata das folhas de estilos
• A Sintaxe CSS
o As regras CSS
o Comentários CSS
• Como se definem os estilos
o É preciso conhecer com profundidade seletores e propriedades
o Algumas definições com o uso de seletores de tipo de elemento
o Seletor de classe
o Seletor de Id
o Agrupamento de seletores
• Exemplificando a utilização de folhas de estilos
o Uma folha de estilos simples
o Um documento HTML com folha de estilos externa
Introdução
Quando o World Wide Web Consortium (W3C) lançou a versão 4.0 da HTML, incorporou a ela as CSS (Cascading Style Sheets — Folhas de Estilos em Cascata) que têm a finalidade de dar uma forma de apresentação ao conteúdo do documento HTML. Passou a ser possível, portanto, separar o conteúdo do documento de sua formatação. Antes de existirem tais folhas de estilo, recorria-se a elementos e atributos da própria HTML para isso. Por exemplo, com o elemento definia-se a fonte de texto, seu tamanho e cor. Mas no início da HTML esses recursos não existiam também. Os elementos e atributos específicos de formatação foram sendo acrescentados à especificação original da HTML pelas empresas criadoras de browsers, gradativamente.
Com efeito, as tags HTML foram originalmente projetadas para serem aplicadas apenas na definição de conteúdo. A forma de apresentação desse conteúdo não podia ser definida pelo autor do documento. Por exemplo, quando se colocava numa página um cabeçalho e um parágrafo, utilizando respectivamente as tags

e

, ficava a cargo do próprio browser a formatação desses elementos; o autor do documento não tinha como interferir no estilo de apresentação, como tipo de fonte, tamanho, cor, etc.
Mas em muito pouco tempo isso mudou, pois, como já foi dito, os browsers — principalmente os dois maiores, Netscape e Internet Explorer — passaram a criar desbragadamente variados recursos de formatação e de multimídia que nem sempre seguiam critérios técnicos aceitáveis e não eram padronizados. E mais: as definições de formatação com a utilização desses recursos só podiam ser aplicadas individualmente, página por página; não havia como aplicá-las, digamos, em todo o site.
Todas essas incoveniências puderam ser eliminadas com a utilização das folhas de estilo em cascata. Muitos dos elementos e atributos que se empregavam em formatações foram desaprovados pelo W3C (deprecated) e, portanto, devem hoje ser abandonados. No seu lugar, deve-se usar propriedades CSS.
Como são criadas as folhas de estilos
As três modalidades de folhas de estilos
As definições de estilos podem ser feitas por três vias:
1. Folha de estilos externa — Definem-se estilos que poderão ser adotados por todas as páginas do site criando um arquivo externo que contenha o código CSS. Assim, é possível realizar simultaneamente mudanças na aparência de todas as páginas que estiverem vinculadas a esse arquivo.
2. Folha de estilos interna — As definições são feitas na própria página e, neste caso, só nela os estilos funcionam.
3. Folha de estilos inline — Os estilos são definidos em um elemento específico para funcionarem só nele.
Folhas de estilos externas
Uma folha de estilos externa é um arquivo de texto separado do arquivo HTML e deve conter apenas código CSS; nenhum outro texto pode ser inserido, nem tags HTML. O arquivo pode ser salvo com qualquer extensão, mas é interessante atribuirmos a extensão .css para que saibamos que se trata de arquivo de folha de estilos.
No documento HTML, o arquivo CSS deverá ser LINKADO ou IMPORTADO de dentro do elemento .
Para LINKAR uma folha de estilos usa-se a seguinte sintaxe geral:

...

...

Onde:
rel="stylesheet" indica que o link é feito com uma folha de estilos.
type="text/css" indica que é um arquivo de texto que contém código CSS.
href="arquivo.css" indica o nome do arquivo.
Para IMPORTAR uma folha de estilos coloca-se a linha de comando @import url(arquivo.css) entre as tags . Eis a sintaxe geral:

...

...

Onde:
type="text/css" indica que é um arquivo de texto que contém código CSS.
arquivo.css indica o nome do arquivo.
Folhas de estilos internas
Uma folha de estilos interna — também chamada de folha de estilos incorporada — é o código CSS inserido no próprio documento HTML, entre as tags , dentro da seção . O que se insere entre essas tags é a mesma coisa que constituiria o conteúdo do arquivo externo, caso quisesse utiliza-lo. Eis a sintaxe geral de uma folha de estilos interna:

...

...

A aplicação do usuário (browser, por exemplo) lê as regras de estilo entre as tags e formata o documento de acordo com elas.
Note-se que o código CSS foi colocado entre os símbolos de comentários HTML (fecha comentário). Por que? Qualquer aplicação de usuártio ignora tags desconhecidas. Isso significa que um browser que não suporte estilos(browser velho) irá ignorar o elemento